domingo, 17 de fevereiro de 2013

Champô em barra artesanal




Já alguém tentou descodificar as etiquetas da composição dos champôs? Desde que comecei a fazer grande parte dos produtos de higiene em casa ler quase todas as etiquetas dos champôs  e amaciadores tornou-se uma constante.
O que reparei foi que é quase impossível encontrar um champô que não contenha o famoso lauril/laureth sulfato de sódio. Além deste rei dos perigos tantos outros como parabenos (metil, propil, butil e etilparabeno) e formaldeído (normalmente conhecido como formol).

Ora o lauril/laureth sulfato de sódio, um composto petroquímico é comummente usado como um detergente barato e agressivo. É, pois, muito eficaz em limpeza e em produzir espuma. Derivado do petróleo é muitas vezes dissimulado através da expressão "provem de cocos" . Podemos imaginar o que é utilizar produtos derivados do petróleo no nosso cabelo durante anos e anos. Assim, depois de lavarmos o nosso cabelo podemos ter uma limpeza perfeita mas, em contrapartida, teremos removido toda a humidade da pele e couro cabeludo. Em pessoas com pele sensível (dadas a dermatites, acne, eczema, psoriase e sensibilidade química), pode causar o ressurgir de problemas de pele ou piorar as condições já existentes.

O formoldeido poderá ter efeitos no sistema nervoso central e os parabenos poderão ter efeitos no normal funcionamento hormonal, uma vez que, ligeiramente estrogénios, podem podem ser absorvidos pelo corpo através da pele.

Assim, a escolha de um champô sem estas e tantas outras substâncias perigosas e desnecessárias é uma atitude consciente, saudável, sustentável.

Uma opção é a utilização de champô artesanal em barra. Poderá não durar mais de 1 ano, não fazer tanta espuma, etc, etc. mas é em tudo muito melhor. Além de que podem funcionar como um 2 em 1! :) Champô e sabonete!

Estes sabões foram feitos azeite virgem, óleo de coco, óleo de rícino, óleo de abacate. Consegue-se que o cabelo fique limpo e mantemos o nível de hidratação adequado!

Para finalizar, e se quisermos utilizar um amaciador, devemos ter em conta a escolha de um produto que não contenha tanto produtos químicos desnecessários ou então utilizar vinagre de maça de cidra! Excelente amaciador que depois de aplicado e seco o cabelo não deixa qualquer cheiro desagradável. 

2 comentários:

  1. Vou querer um destes e o sabão de café também ;)
    Beijinhos.
    Filipa Ferreira

    ResponderEliminar
  2. Boa noite,
    ainda tem para venda? quanto custa? quanto sao os portes de envio?
    Obgda

    ResponderEliminar