sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013


Pasta dos dentes caseira





Quem diria? Depois dos sabões, vieram os bálsamos, os cremes, os desodorizantes e agora a pasta de dentes.

São vários os benefícios associados a utilizar a nossa própria pasta dos dentes. Além de termos o prazer de ser parte do processo, podemos escolher os vários sabores, a textura, economizamos, não contribuirmos para a utilização de produtos fabricados em massa nem para o desperdício desmedido de materiais.

Por exemplo, a maioria das pastas de dentes vem com embalagem de cartão. Um embalagem que não utilizamos para nada, pois logo que chegamos a casa é posta no lixo.

Relativamente aos ingredientes, a maior parte das pastas de dentes contêm ingredientes nocivos, e em muitas delas vamos encontrar:
- O famoso Lauril Sulfato de Sódio/Laureth: esta substância é um desengordurante muito eficaz e extremamente barato para as industrias de champô, sabão e pasta de dentes.Como bom desengordorante, é frequentemente utilizado para limpar o chão e outras superfícies do género!! Esta substância ajuda na produção elevada de espuma, permitindo uma melhor distribuição do produto durante a lavagem do cabelo, pele ou dentes. Quando enxaguado, o produto terá lavado a área mas, em contrapartida, terá também removido a humidade e oleosidade normal do nosso organismo.
- Adoçantes artificiais: para quê? Não será isto pior do que o próprio açúcar que tentamos tantas vezes evitar?
- Fluoreto: existem vários estudos que defendem que o excesso de flúor prejudica os dentes e gengivas;
- Álcool etílico;
- Corantes, sabores sintéticos e conservantes.

Mas será mesmo necessário utilizar uma pasta de dentes com espuma, doce, tão "cremosa" e cheia de produtos artificiais? 

Quem faz o serviço pesado da limpeza dos dentes é a escova de dentes. A função da pasta é apenas auxiliar. Por isso, uma mistura à base de glicerina é suficiente para provocar o deslizamento da escova.

Entendo que não devemos ser fundamentalistas em nenhuma questão, mas se tenho uma opção fácil, barata, mais saudável e ecológica, porque não mudar?

Esta pasta de dentes faz-se em 5 minutos com os seguintes ingredientes: carbonato de cálcio, bicarbonato de sódio (pequena quantidade ou nada se for para crianças), óleo de coco virgem, óleos essenciais (como hortelã e menta, cravinho) e/ou essência natural para dar algum sabor.

E tem outra vantagem: quando se está a ensinar os filhotes que todos os dias devem lavar os dentes, porque não fazerem as pastas de dentes com as próprias crianças? Eles devem adorar e de certeza vão querer usar sempre os seus próprios produtos.


4 comentários:

  1. olá, onde se compra carbonato de cálcio?

    ResponderEliminar
  2. Olá! O ultimo que comprei foi directamente à minha formadora, mas já comprei na farmácia. Penso que em lojas de produtos naturais também exista. Também se pode comprar em sites fornecedores de produtos para cosmética natural como a Granvelada, Jabonarium. Boas experiências!

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,

    Qual a quantidade a utilizar de cada um dos ingredientes?
    Obrigada.

    SM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sónia pode ir fazendo a olho até obter a consistência desejada. Mas regra geral pode colocar 2 colheres de sopa de carbonato de cálcio, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio (omitir se for para crianças), 2 colheres de sopa de óleo de coco virgem, 2 gotas de óleos essenciais (como hortelã e menta, cravinho) e/ou 1 gota de essência natural para dar algum sabor que goste! :)

      Eliminar