segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016



ÓLEOS ESSENCIAIS OU ESSÊNCIAS?


Muito se fala em óleos essenciais e essências sem se saber, especificamente, a que nos estamos a referir! E será que é um mero preciosismo? Nada disso... existem diferencias e que são bastante importantes.

É raro usar essências na formulação dos meus cremes, sabões, desodorizantes, óleos para massagem e qualquer outro produto de higiene ou beleza natural. De facto, para além de não aportarem qualquer propriedade terapêutica, são compostos por álcool, e que interfere no processo de saboaria.

Então, quais são as suas diferenças?

Os óleos essenciais são substâncias orgânicas, puras, voláteis e extremamente potentes. São considerados a "alma" de uma planta e são os principais componentes bioquímicos de acção terapêutica das plantas aromáticas e medicinais. A título ilustrativo, uma gota de óleo essencial em geral corresponde a 20 ou 30 chávenas de chá daquela erva/planta aromática.

A qualidade de um óleo essencial pode variar de ano para ano, tal como a colheita de um bom vinho! A altitude e o solo afectam a qualidade, tal como o clima e o momento exacto da colheita.

Existem várias formas de proceder à destilação das plantas (a vapor, por solvente ou por prensagem) e assim são obtidos os óleos essenciais contidos na planta.

É necessário ter em conta que, como o óleo essencial é bastante potente, apenas podemos utilizar uma pequena quantidade.

A percentagem dos óleos essenciais a usar depende da sua composição química e varia de planta, para planta, da forma de extracção, do local de cultivo, entre outros indicadores.

É usual usar-se até cerca de 5% do óleo essencial relativamente à quantidade dos óleos vegetais usados numa fórmula de sabão. Num creme ou loção não utilizo acima de 2%.

É, ainda, preciso ter em conta os seguintes pontos:

- Compre sempre óleos 100% puros e que não contém quaisquer diluições bem como tenha a certeza de que são para uso cosmético.

- Existem óleos essenciais que são fotossensibilizantes, isto é, óleos fototóxicos que podem causar graves queimaduras na pele aquando da exposição à luz solar. Ex. em geral os cítricos como bergamota, lima, limão, laranja amarga, entre outros.

- Tenha sempre cuidado se está gravida ou se os produtos são para aplicação em gravidas, bebés ou pessoas com pele reactiva, atópica ou danificada.


As essências não são naturais! E de facto, a grande maioria dos produtos que se vendem contém estas essencias e não os óleos essenciais.
Mas o facto, é que a primeira coisa que alguém refere quando pega num produto é: "ai que cheirinho bom!!"  Mas é importante saber o que é esse cheirinho bom! Pode ser uma coisa artificial, química que utilizamos todos os dias na nossa pele.
 
As essências são, então, produtos sintéticos criadas artificialmente e que contêm álcool. Por isso mesmo não funcionam no processo a frio (cold process) de saboaria, levando mesmo a que a massa de sabão talhe e seja quase impossível recuperar esse processo. Vai haver uma aceleração da reacção química o que impossibilita o seu manuseio e a colocação no molde. Neste caso, pode tentar-se bater novamente as gorduras e coloca-se no molde. Se o sabão não absorver as gorduras o melhor é “refundir” o sabão.

Podem, no entanto, ser usadas no processo a quente (hot process), devendo ser colocadas no final.
Estas essências não têm qualquer valor terapêutico ou medicinal, apenas aromático.

Sem comentários:

Enviar um comentário