segunda-feira, 31 de março de 2014

Velas de massagem



Desafio: juntar os benefícios da massagem aos benefícios da aromaterapia

Quem não gosta de uma bela massagem? E não é só relaxamento que conseguimos alcançar mas muito muito mais!

Através de uma massagem conseguimos descontrair profundamente, tanto a nível físico como mental. Permite-nos parar por uns momentos… momentos cada vez mais raros nos dias atarefados que todos dizemos ter.

Para além dos benefícios conhecidos como o alivio da dor, stress e tensão muscular, as massagens podem ir muito mais além criando sensações de bem-estar, conforto, felicidade e dependendo do grau de intimidade entre quem massaja e quem é massajado pode ser um perfeito elo de estreitamento de ligações afectivas.

Eu sou fã das massagens! Seja das massagens mais “técnicas” e com fins terapêuticos, seja de massagens de puro relaxamento ou as mais românticas e sensuais.

Por isso, fiquei fascinada quando me apercebi que também poderia fazer as minhas próprias velas de massagem e utilizando apenas produtos naturais.

Além disso, poder juntar os benefícios das massagens através de uma vela que nós próprios fazemos com os benefícios da aromaterapia parece-me fascinante!

As velas de massagem são compostas essencialmente por cera de soja e manteigas e óleos vegetais. A sensação de deslizamento é fantástica tanto para quem massaja como para quem é massajado. Costumo dizer que fazer uma massagem com óleos é um upgrade das massagens com cremes, e as massagens com velas é, sem dúvida, o nivel seguinte!

Neste tipo de massagem as velas são aquecidas, acendendo-se o pavio, até entrarem em estado liquido. De seguida, apaga-se a vela, e suavemente vertemos o conteúdo pelo corpo iniciando as manobras de massagem.

Pessoalmente prefiro colocar o liquido nas mãos e só depois iniciar a massagem. Muitas vezes é desagradável a sensação de “despejar” o liquido quente directamente no corpo até porque se a pessoa estiver de costas não se apercebe desse momento e pode assustar-se o que numa massagem não é o que se pretende!

Como referi, geralmente as velas de massagem são elaboradas com óleos e manteigas altamente nutritivas e hidratantes, como por exemplo a manteiga de karité, manteiga de manga, óleo de coco, óleo de grainha de uva, óleo de amêndoas doces

Usamos também a cera de soja. Esta provem da planta de soja que produz uma substância cerosa que arde de maneira uniforme a uma temperatura baixa (ponto baixo de fusão), e tem uma durabilidade superior a 50 % de parafina base de cera.

Além disso sendo um produto natural e vegetal significa que é mais seguro e menos propenso a causar alergias ou problemas cutâneos.

Uma formula base poderá ser constituída por 70% de cera de soja e 30% de um óleo vegetal à escolha (tendo em conta as propriedades dos óleos) como por exemplo o óleo de amêndoas doces, grainha de uva, abacate, etc.

Para uma vela mais delicada e luxuosa podemos substituir uma parte de cera por manteiga de karité, utilizando por exemplo uma formula com 50% cera de soja, 10% manteiga de karité e 40% óleo vegetal.

Mas gostos são gostos e cada um deve experimentar as suas próprias formulações para atingir o ponto que mais lhe agrada.

A cereja no topo do bolo será a utilização de óleos essenciais. Os óleos essenciais são substâncias orgânicas, puras, voláteis e extremamente potentes. São considerados a "alma" de uma planta e são os principais componentes bioquímicos de acção terapêutica das plantas aromáticas e medicinais. A título ilustrativo, uma gota de óleo essencial em geral corresponde a 20 ou 30 chávenas de chá daquela erva/planta aromática.

Eu coloco cerca de 2% de óleos essenciais sobre a quantidade da receita. O meu preferido é o de alfazema. É um óleo essencial bastante comum e com muitos benefícios terapêuticos, uma vez que possui propriedades sedativas, antissépticas, analgésicas e calmantes.

Para além disso é bastante refrescante, relaxante e, conforme os casos, quase sempre terapêutico. Ora lá está, para um momento de massagem inesquecível!

É necessário ter algumas precauções aquando do uso de óleos essenciais pelo que é aconselhável ter alguns conhecimentos base acerca do mundo fantástico da aromaterapia!

Boas massagens!
Atenção:
Antes de usar as velas devemos apagar a chama e testar a sua temperatura

4 comentários:

  1. Ola, a minha vela, apos 2 usos, começou a deixar cheiro de queimado, literalmente de churrasco. Na pele. Usei óleo de semente de uva, manteiga de karite e cera de abelha. E oleos essenciais puros. Já mudei as quantidades e continua.. Sera que é o pavio? Qual devo usar ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! A questão deve estar na cera de abelha. Não é aconselhável que a use neste tipo de velas para massagem. A cera de abelha tem um alto ponto de fusão e corre-se o risco até de queimaduras tanto para quem massaja como para quem é massajado e lá está o cheiro a churrasco pode vir daí... A cera de soja é mais indicada porque arde de maneira uniforme a uma temperatura baixa.
      Boas massagens!

      Eliminar
    2. Quanto ao pavio, deve escolher um com grossura adequada para cada recipiente que usa. Quanto maior o diametro do recipiente mais largo deve ser o pavio. Há os encerados e os não encerados. Eu uso encerados com cera e não com parafinas.

      Eliminar
  2. Olá! Adorei ler, obrigada.

    Devemos apagar a vela antes de iniciar a massagem, mas se for uma massagem de corpo inteiro ela arrefece e começa a ficar dura novamente...

    Como faz nesta situação?

    ResponderEliminar