quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Creme de barbear melhorado


Parece chantilly mas é mesmo creme de barbear! Esta foi uma formula mais cuidada e muito mais trabalhosa. O trabalho de quase um fim de semana Mas vale bem a pena... Cremoso, hidratante e com espuma persistente!

Esta receita foi inspirada na receita divulgada por Roberto Akira no seu site.

Assim, foi possível elaborar um sabão com consistência cremosa, pois não utilizamos apenas o hidróxido de sódio (que utilizamos para elaborar uma barra de sabão solida) mas também adicionamos hidróxido de potássio (que utilizamos para elaborar sabão em pasta ou liquido).

A formula original é elaborada com acido esteárico e palmiste, que substitui por óleo de coco e rícino produtos que vão permitir a produção de espuma consistente. O azeite confere maciez e suavidade e a manteiga de karité relaxa, hidrata e suaviza a pele.
São também utilizados conservantes naturais, tendo escolhido o extracto de sementes de toranja e a vitamina E como anti-oxidante.
Escolhi também o óleo essencial de litsea cubeba e alfazema. São os meus dois óleos essenciais preferidos e conferem um cheirinho fresco, a Primavera! :)
Realmente são estas as características que pretendemos num creme de barbear, certo?

Este sabão em creme é elaborado através do processo a quente, com cozimento lento durante cerca de 6 horas. Sim... é uma eternidade e de facto o meu coração salta a ver as várias fases por que passa toda a massa do sabão ansiosa que chegue ao fim e confirmar que tudo correu bem :)
Depois deste processo o sabão tem de repousar cerca de uma noite e no dia seguinte passamos à fase da diluição e aeração com batedeira eléctrica!
É nesta altura que penso que se tivesse barba iria logo experimentar! :) Mas quem já experimentou diz que está aprovado!
Reparei é que realmente é necessário querer e gostar do processo de barbear artesanal, como quase de um ritual se tratasse! De facto é necessário tempo e gosto para colocar um pouquinho de creme num pequeno recipiente e com o pincel de barbear diluir com um pouco de água para obter uma quantidade de espuma excepcional! 
A mim não me parece nada dificil nem trabalhoso mas algumas pessoas disseram-me: "Ah... adorei e é muito bom, a pele fica logo macia e muito hidratada e o cheirinho maravilhoso. Não o uso sempre porque não é tão prático como as espumas já prontas!"  
Pronto, lá será verdade! :) 
Mas eu acho que valerá a pena substituir um pouco da praticabilidade pela certeza de um creme natural, de origem vegetal e que hidrata imediatamente e é feito pelas nossas próprias mãos.  :)


Sem comentários:

Enviar um comentário