segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

OS FAMOSOS SABONETES DE GLICERINA


A glicerina é um subproduto da reacção de saponificação (que é retirada pelas industrias do sabão para ser usada nas industrias alimentar e farmacêutica), por isso o sabão industrializado é praticamente só constituído pelo detergente. Sim, quando compramos um "sabonete" este pouco tem de sabão e tem muito de detergente. 
A denominação ”sabão de glicerina” é um nome de "propaganda" idealizado aquando da sua invenção: após a 2ª guerra mundial e com a falta de matérias-primas e o advento das indústrias químicas, estas idealizaram um sabonete ao qual adicionavam uma pequena percentagem de glicerina para o tornar mais suave para a pele (não esquecer que o sabão utilizado naquela altura seria um sabão um tanto agressivo para a pele e para os cânones de conforto que surgiram após a segunda guerra mundial).

A propaganda foi feita exaltando as qualidades e propriedades a glicerina e o nome ficou, até hoje!!

Ao sabão natural que fazemos através do método tradicional, não lhe é retirada a glicerina que naturalmente se forma e por isso ele é naturalmente rico em glicerina. Por isso, não vejo qualquer vantagem em comprar um "sabonete de glicerina" comercial.

No entanto, estes sabonetes de glicerina também se podem fazer de forma artesanal em nossa casa. Para os fazer existem dois métodos: ou se compra a base glicerinada já preparada ou a fazemos em casa.

Comprada dá pelo nome geral de “glicerina” ou nalguns sítios de “base glicerinada” e existe em transparente ou com dióxido de titânio adicionado para ficar branca. Existem normal transparente, branca, e cristalina (mais transparente), e com vários ingredientes e diversas formulações. Algumas pessoas podem ser alérgicas aos aditivos pelo que é importante confirmar sempre a ficha técnica.

Esta base pode também ser feita artesanalmente, embora para isso seja necessário ter os conhecimentos e prática de fazer o sabão natural tradicional, num processo um pouco mais complexo.
 
Mas de uma forma muito simples, para fazer os sabonetes de glicerina basta comprar a tal base glicerinada (em bloco) derreter esta base glicerinada e juntar os adicionar os aditivos pretendidos, como argila, mel, essências, etc, e verter para as formas escolhidas. Passado algumas horas o sabonete de glicerina está pronto para desenformar e usar.

Ou seja, é natural que qualquer pessoa que esteja a iniciar-se no mundo da saboaria queira passar pelos vários processos e experimente tudo - até é benéfico e gratificante. É seguro, fácil e rápido. Mas quem realmente gosta de fazer sabão, não consegue ficar-se apenas por estes sabões de glicerina :) Queremos fazer mais e melhor! E isso passa por fazer o sabão tradicional! :)
E não há que ter medo! Existem regras de segurança, procedimentos próprios e conhecimentos que devem ser respeitados e basta isso, com muito carinho e gosto, para se ter sucesso nesta arte :)

*A imagem foi retirada aleatoriamente da internet